2010, ano de acontecimentos importantes como copa do mundo e eleições.
Eleições, época em que exercemos o nosso direito conquistado de escolher os nossos representantes na política.
Eleições, época em que exercemos o nosso direito conquistado de escolher os nossos representantes na política.
Política, palavra que possui uma parente bem próxima, a politicagem, mas não confundamos, parentes só na grafia, pois no conceito são completamente opostas.
Quando falamos de política, falamos da arte exercida por alguns indivíduos que são escolhidos por uma população que lhe dá poderes para que tomem as melhores decisões para o bem comum de todos, em prol dos direitos e da cidadania.
Contradizendo esses princípios, no Brasil temos o domínio da politicagem, uma deformação da política, em que os lucros se tornam foco.
Nessa prática deixa de existir o cidadão como centro das preocupações dos governantes e os interesses se transformam em acordos milionários, trocas de cargos, trocas de apoio político e de vários outros atos ilícitos que são motivo de vergonha para o nosso povo, que apesar de toda a decepção, a cada eleição renova sua esperança de que tudo vai ser diferente.
Mas como lei natural das coisas, todo sistema que não funciona conforme o necessário, vai desencadear em alguma irregularidade. Há os que dizem que não ligam para política, que não faz diferença em suas vidas, uma afirmação de que discordo totalmente.
A partir do momento em que há sobreposição de politicagem à política, criam-se cargos desnecessários para agregar os que deram apoio político aqui, um desvio de verba de uma obra ali, e consequentemente o impacto será maior sentido quando um filho seu, ficar dias sem aula porque os professores resolveram fazer greve para protestar contra os péssimos salários, ou quando se precisar do Sistema Unico de Saúde e não conseguir atendimento devido à superlotação.
Por isso, por mais que existam vários praticantes de politicagem que mancham a imagem dos políticos que querem representar os cidadãos, ainda assim, a política é um assunto que deve ser de interesse de todos nós, pois influencia diretamente em nossas vidas.
Especialmente nessa campanha de 2010, quando vemos trocas constantes de "farpas" entre os dois principais partidos que concorrem à presidência, não vamos nos esquecer de acontecimentos como mensalão, mensalinho, caixa dois e outros acontecimentos que marcaram negativamente nosso histórico político.
Precisamos de representantes que trabalhem e realmente exerçam seus cargos e não que só se reunirão até altas horas da noite e defenderão com unhas e dentes uma causa somente quando esta, fôr o aumento seu próprio salário, considerando que não é um salário recusável frente ao salário mínimo, que passa por um processo de mágica quando um pai de família o recebe para cobrir todos os gastos.
O conselho que eu como eleitora também, dou a todos é de que coloquem em uma balança todas as informações que conseguirem dos candidatos que julguem melhores, verifiquem o histórico político de cada um e analisem suas propostas, assim fica mais fácil encontrar aquele que irá melhor nos representar. E só como detalhe, ficha limpa conta como pontos na balança hein? Como se isso não fosse uma característica primordial a todos eles.
Ly Mendes.

Vamos lá mais uma vez né?
ResponderExcluir