quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Poluição Atmosférica com Tese no Biofiltro


A poluição atmosférica é um dos piores tipos de poluição existentes, pois pode acarretar impactos no ambiente e na saúde humana. A revolução industrial, trouxe com suas máquinas e progresso um novo problema de ordem mundial: a poluição atmosférica. A partir de seu surgimento houve um aumento de combustão de carvão, e a poluição começou a ser causada por fábricas, ferrovias e navios. A situação foi se agravando com o avanço dessas tecnologias e o acontecimento de episódios lamentáveis como a nuvem tóxica de uma fábrica de pesticidas que matou 20.000 pessoas, e deixou 120.000 com problemas de saúde em Bhopal na Índia no ano de 1984.
A poluição na atmosfera é causada por contaminantes de diversos locais que sofrem a intervenção do homem, como fábricas, centrais termoelétricas e veículos motorizados, mas pode vir também de meios naturais, como no caso de incêndios florestais, ou das poeiras dos desertos. Os diversos tipos de poluentes podem ser classificados como primários, que são emitidos diretamente no ambiente ou secundários, que são compostos da ação dos poluentes primários na atmosfera.
Os poluentes primários são produzidos principalmente pelo óxido de enxofre, emitido por vulcões, e que causam as chuvas ácidas, também pelos óxidos de azoto, monóxidos de carbono e compostos orgânicos voláteis que juntamente com os poluentes secundários provocam vários problemas de saúde como a ocorrência de dores torácicas, tosse e irritação da garganta, causam também danos nas plantas e no ecossistema terrestre em geral .
Os efeitos mais conhecidos são a acidificação da atmosfera e as chuvas ácidas produzidas pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos, o escurecimento global, que causa redução da visibilidade e luminosidade, interferindo no ciclo hidrológico, a destilação global, processo geoquímico pelo qual certos produtos químicos, principalmente os poluentes orgânicos persistentes (POPs), são transportados das zonas mais quentes para as regiões mais frias da terra, e por fim o efeito estufa, processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, retendo o calor em vez de ser libertado da atmosfera,
Há medidas legais restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre ou poluentes que agridam a camada de ozônio e que obrigam a adoção de tecnologias de redução das emissões de azoto reativo para a atmosfera. Um importante passo na tentativa de amenizar e previnir os problemas causados pela poluição atmosférica é o protocolo de Quyoto que constitui um passo importante na luta contra o aquecimento global, pois apresenta objetivos vinculativos e quantificados de limitação e redução dos gases com efeito estufa.
Há ainda importantes reuniões mundiais para discussão do assunto como o Protocolo de Montreal, um tratado internacional destinado a eliminar progressivamente a produção de uma série de substâncias que se acredita serem responsáveis pela destruição do ozônio, protegendo assim a camada que recobre a terra, temos ainda Conferência de Copenhaguen na Dinamarca, que tem o intuito de preparar os objetivos futuros para substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.
Das diversas soluções apresentadas para o controle do problema da poluição atmosférica, os ciclones de poeiras que auxiliam na filtragem do gás recolhendo as partículas poluentes, são equipamentos que devem ser utilizados para filtragem em menor escala, pois quando utilizados para filtrar uma grande quantidade de gás não conseguem coletar partículas muito finas. À medida que se aumenta a eficácia, tende-se a reduzir a eficiência em termos energéticos do equipamento devido à maior perda de carga. A eficácia também está diretamente relacionada às características geométricas dos ciclones, que devem ser adequadas ao tipo de partícula e ao fluxo volumétrico de gases.
O precipitador eletrostático, utilizado para recolher material particulado de gases de exaustão, pode ser utilizado com sucesso em indústrias, porém é um equipamento com um valor alto, e que gasta uma grande quantidade de energia em seu funcionamento, resolvendo o problema da poluição, mas agravando o problema do consumo de energia.
O carvão ativado, utilizado na purificação de gases para remover vapores de óleos, cheiros e outros hidrocarbonetos do ar é obtido a partir da queima de determinados tipos de madeira, o que levanta outro problema, pois a as árvores são um dos principais mecanismos de filtragem de todos os gases emitidos, além disso, o carvão ativado é classificado como sólido inflamável de combustão expontânea, se tornando um produto de transporte perigoso.
A melhor solução na filtragem dos gases emitidos são os biofiltros, que consistem na aplicação de microorganismos incluindo bactérias e fungos que são imobilizados no biofilme para degradar os compostos poluentes, eles auxiliam na oxidação da matéria, a eliminam e extinguem assim os compostos indesejados. A biofiltragem é um processo de remoção das impurezas de um fluido, utilizando-se agentes biológicos. Os poluentes são removidos pela barreira mecânica e por biodegradação.
Os biofiltros podem ser feitos de raízes de plantas, ou outros materiais da natureza e se tornam uma boa alternativa para tratamento de água e gás. Filtros deste tipo praticamente não requerem manutenção, sustentando-se pelo próprio ciclo biológico das plantas. Algumas espécies conhecidas são o vetiver e o aguapé que abrigam em suas raízes bactérias mais eficientes na biodegradação destes rejeitos.
A biofiltração oferece bons resultados e possui frequentemente alta eficiência e baixo custo se comparada com outras técnicas de controle de poluentes atmosféricos, possui diversas vantagens sobre os outros mecanismos por ser um processo natural, seguro e ambientalmente correto, além de ser uma tecnologia simples. com baixo custo de manutenção e operação.
A poluição atmosférica, devido ao crescimento da emissão de gases poluentes vem se tornando cada vez mais um problema ambiental mundial, suas consequências podem ser sentidas no aquecimeto global, no efeito estufa e nos sérios problemas que isso causa a todos nós e ao meio ambiente. É necessário que as autoridades competentes tomem medidas para tentar reverter o quadro, antes que o problema tome proporções irreversíveis, mas é necessário também que cada cidadão faça sua parte e escolha o mínimo possível de mecanismos que não contribuam com o ecossistema. Depende de cada um ajudar o planeta.

Li Mendes

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Pena que ainda as pessoas não pensem o quanto é importante cuidar do meio ambiente. Enquanto houver a possibilidade de conseguir energia mais barata e facil, um uso predatório da natureza, e falta de educação para as pessoas, sustentabilidade nunca deixará de ser apenas marketing das empresas ficando sempre em segundo plano.

    ps:...chuva ácida...faz tempo q não escutava isto...desde o colégio..:P

    ResponderExcluir
  3. Kkk e infelizmente querido as chuvas ácidas são mais constantes do que pensamos, não são como imaginamos, chuvas que caem e derretem tudo srsrs, são chuvas normais carregadas de várias substâncias maléficas que com o passar do tempo trazem problema à saude e ao planeta como um todo.

    ResponderExcluir
  4. ooooooooooi paxaum :D
    adorei esse post seu!!!
    muito instrutivo, e pena que nao sao todos que tem essa mentalidade que vc. tem em alertar o mundo sobre os problemas que "nós" estamos criando :(
    mas entao...
    infelizmente estamos em um mundo capitalista onde os interesses de grandes governos e empresas ainda se destacam como prioridade.
    Assim, fica muito dificil, por enquanto, mas espero que em um futuro proximo tudo seja mais coerente e que eles, nossos governantes, tenham uma consciencia que NÓS NAO SOMOS DONOS DO MUNDO, apenas somos passageiros, o mundo vai ficar, o que fazemos hoje amanhã terá o retorno, é tao simples e certo como a lei da fisica!!!
    AÇÃO e REAÇÃO, só que infelizmente quem vai ter de ficar com essa divida serao nossos ancestrais :(

    Um beijo e continue com esse trabalho maravilhoso...
    parabéns!!!!!!!!!!

    :D

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog