quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Matéria publicada na íntegra Jornal Metro

A matéria sobre estacionamentos abaixo, foi produzida por mim para a Regional Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte e publicada no Jornal Metro.

















sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Espaços BH Cidadania da região Centro-Sul têm programação especial de férias

A Regional Centro-Sul, por meio da Gerência de Políticas Sociais, promove durante o mês de janeiro diversos eventos do Programa BH em Férias. As atividades serão realizadas nos Espaços BH Cidadania/CRAS localizados na Vila Nossa Senhora de Fátima, Vila Marçola e Vila Santa Rita de Cássia.


No Espaço BH Cidadania Vila Nossa Senhora de Fátima a programação será iniciada no dia 24 de janeiro, com atrações no Centro Cultural Vila Fátima, onde serão desenvolvidas atividades como o Tapete de Histórias, que incentiva a leitura com atividades de cunho lúdico e interativo a partir dos trechos de livros, a oficina de criação de postais e o espetáculo cênico “Bonecas”. No dia 25, será realizado um passeio ao Clube Lagoa Acqua Park, para os grupos Família Unida e de Caminhada. Na quinta-feira, dia 26, o Grupo de Idosos participará de um novo passeio, eles irão conhecer o Parque das Águas. Para encerrar, no dia 27, os alunos do Projovem e seus familiares farão um passeio ao clube Lagoa Acqua Park.

Já no BH Cidadania Vila Marçola, a programação contará com um passeio a Casa do Baile, ao Museu e a Igrejinha da Pampulha, no dia 23 de janeiro. A excursão será destinada aos usuários do Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima. No dia 24, os grupos de mulheres e idosos irão conhecer o Museu de Artes e Ofícios, localizado no Centro. Para os frequentadores do grupo de caminhada e seus familiares será realizado um passeio ao zoológico de Belo Horizonte no dia 25. No dia 26, os alunos do Projovem farão passeio ao Espaço TIM UFMG do Conhecimento, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Finalizando as atividades na Vila Marçola, no dia 27 acontecerá uma mostra cultural no Espaço BH Cidadania para toda a comunidade.
Os moradores da Vila Santa Rita de Cássia poderão curtir a programação do Espaço BH Cidadania localizado no bairro. Acontecerá uma rua de lazer no dia 23, organizada para toda a comunidade, em especial para os jovens e as crianças. Na terça-feira, dia 24, será realizado um passeio para os cuidadores comunitários ao zoológico. Já nos dias 24 e 26, haverá um torneio de jogos de mesa, na quadra do Espaço. No dia 25, os alunos do Projovem e seus familiares também farão um passeio ao clube Lagoa Acqua Park. Além disso, será realizado um festival esportivo na quadra do BH Cidadania.


O Espaço BH Cidadania Vila Santa Rita fica localizado na Rua São Tomás de Aquino, 640, na Vila Santa Rita de Cássia. O Espaço Vila Marçola funciona na Rua Engenheiro Lucas Júlio de Proença, 73, no bairro Serra, e o BH Cidadania Vila Nossa Senhora de Fátima na Rua Dona Benta , 145, na Vila Nossa Senhora de Fátima.

BH Cidadania Vila Santa Rita de Cássia realiza encontro com as Famílias

O Espaço BH Cidadania/CRAS Vila Santa Rita de Cássia, localizado na Rua São Tomaz de Aquino, 640, realizou na última quinta-feira, dia 15, o I Encontro com as Famílias: Tecendo uma Rede pela Paz, que contou com o apoio do Movimento Viva a Vila, Viva a Vida.

O encontro, realizado na quadra do Espaço BH Cidadania, teve início às 18 horas e contou com apresentações teatrais de grupos que frequentam o local. Na abertura, foram apresentadas três peças de teatro com o grupo de mulheres e o Grupo Geração, que reúne pessoas de várias idades. Os espetáculos foram realizados em parceria com a Casa do Beco. Durante a festa também foram realizados uma mostra teatral, rodas de conversa e um momento para compartilhar da história de vida dos participantes. Além de reunir as famílias o evento também foi promovido com o intuito de aproximar as instituições que trabalham na comunidade e as lideranças do bairro. O evento foi encerrado com uma confraternização entre os usuários e profissionais do espaço.
O encontro foi prestigiado por aproximadamente 70 famílias e abordou temas de interesse da comunidade como a gravidez na adolescência e conflitos familiares. Os assuntos foram debatidos em uma roda de conversa e, a partir da discussão, foram apresentadas diversas propostas de melhorias para o ano de 2012.

Na avaliação da coordenadora do BH Cidadania Vila Santa Rita de Cássia, Bernadete Quirino, o encontro teve um balanço positivo e foi a culminância de diversas reuniões que discutiram os problemas sociais da comunidade. “A sensação foi de que os participantes saíram do encontro com o sentimento de que necessitam se unirem mais, tanto para fortalecer os laços familiares quanto para melhor a comunidade à sua volta. Todos estão com muitas expectativas para concretizarem esse pensamento nos projetos traçados para o próximo ano.”

Espaço BH Cidadania

O Espaço BH Cidadania/CRAS Vila Santa Rita de Cássia funciona desde 2006 atendendo cerca de 5.000 famílias do Aglomerado da Barragem Santa Lúcia. No espaço são promovidos acesso a bens e serviços como cultura, lazer e geração de renda. Todo o trabalho é realizado para criar uma ligação intersetorial com as áreas da saúde, educação, assistência social e esportes. O espaço é um equipamento de referência para a sociedade.

Os frequentadores do espaço BH Cidadania Vila Santa Rita de Cássia contam com serviços de acompanhamento sócio-assistencial, atividades para fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, grupos de convivência e acompanhamento de famílias atendidas pelo programa bolsa-família. São desenvolvidos também os programas Maior Cuidado e Família Cidadã – Cidade Solidária, que atende as famílias mais carentes do território atendido pelo CRAS Vila Santa Rita.

Balanço positivo das ações da Gerência Regional de Distrito Sanitário Centro-Sul

A Regional Centro-Sul prossegue promovendo ações de melhoria na saúde, por meio da Gerência Regional de Distrito Sanitário, que realizou, ao longo do ano, diversas ações de interesse da saúde pública. As ações, realizadas pelo Distrito Sanitário e por todos os Centros de Saúde, Policlínicas, Centros de Especialidades Médicas e o Centro de Especialidades Odontológicas localizados na região Centro-Sul, visam qualificar a assistência e ampliar o acesso dos moradores aos serviços de saúde.

Na Gerência Regional de Distrito Sanitário, os trabalhos foram divididos entre as quatro sub-gerências: de Vigilância Sanitária, de Controle de Zoonoses, de Regulação, Informação e Epidemiologia e de Atenção à Saúde, que trabalharam de forma a promover melhorias na saúde.

A Vigilância Sanitária, dentro de suas atividades diárias, realizou até novembro deste ano, 5.363 vistorias em diversos tipos de estabelecimentos como academias, clubes, comércios de alimentos, hotéis, asilos, clínicas e farmácias, além de fazer coletas de materiais para análises e efetuar apreensões.

Foram atendidas ainda 1.352 reclamações envolvendo assuntos como saneamento básico, contaminações por alimentos e criação de animais em locais inapropriados.

Durante todo o ano, foram realizadas 55 interdições, lavrados 2.189 documentos entre advertências, autos de infração e apreensões, além de termos de intimação. A gerência liberou 527 alvarás de autorização sanitária a estabelecimentos localizados na região Centro-Sul.


Já na Gerência de Atenção à Saúde foram realizadas diversas ações com o objetivo de esclarecer à população como evitar situações de risco à saúde pública. Em parceria com a Gerência Regional de Educação, foram oferecidas aos alunos da rede pública municipal instruções para que se tornem cada vez mais conscientes no que se refere à sexualidade, vacinação, estado nutricional, educação alimentar e saúde bucal, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), contribuindo para a formação integral dos estudantes.

A Gerência Regional de Controle de Zoonoses ao longo do ano promoveu 15.726 ações de controle e combate à propagação de insetos, roedores, escorpiões e morcegos. Os trabalhos foram realizados principalmente nos aglomerados da região e na área central da Cidade. A equipe fez também acompanhamento de pessoas vítimas de agressões animais, além de controle de pragas urbanas.




O ano de 2011 também foi muito produtivo no combate à Dengue. Foram realizados 160.059 atendimentos de combate à doença como visitas para pesquisas, tratamentos de focos em residências, mutirões de limpeza e ações educativas em aglomerados e escolas. Contra a leishmaniose foram executadas 55.785 visitas a domicílios, campanhas educativas e apreensão de animais contaminados.

Os agentes de controle de zoonoses também passaram por reciclagem por meio de material informativo e aulas com técnicos superiores de saúde. O objetivo foi reforçar as informações necessárias para o trabalho diário de combate à ploriferação de animais causadores de doenças. Para facilitar e aperfeiçoar os trabalhos das equipes, no ano de 2011, foi adotada a utilização de computadores de mão (palms) pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs).

Dessa forma, o trabalho da Secretaria Regional Centro-Sul é constante, tanto no que se refere à limpeza quanto na orientação ao cidadão. Rotineiramente, agentes de saúde entregam panfletos educativos aos moradores que visam alertar quanto à necessidade do cuidado não ser tomado apenas em casa, mas em todos os ambientes para se evitar situações que possam trazer algum risco à saúde.

Estacionamentos irregulares são interditados no bairro Belvedere


A Regional Centro-Sul, por meio da Gerência de Fiscalização Integrada Sub-Região II, realizou, na última semana, a interdição de dois estacionamentos que não possuíam Alvará de Localização e Funcionamento. Os estabelecimentos funcionavam na Rua da Paisagem, no bairro Belvedere, em área verde do município, o que caracterizava invasão de espaço público.

Durante a ação foram emitidas multas no valor de R$ 10.427,34 para cada um dos estabelecimentos, conforme determinado por lei. Em um dos estacionamentos, além das irregularidades no funcionamento, haviam também três placas não licenciadas. O responsável pelos engenhos de publicidade foi multado em R$ 2.254,60 para cada engenho e deve providenciar a retirada dos mesmos.


Os estacionamentos funcionavam em área pública, sendo assim, estão impossibilitados de conseguir Alvará de Localização e Funcionamento. Dessa forma, a interdição dos estabelecimentos foi imediata e o local continuará sendo monitorado pela fiscalização para que não haja mais irregularidades.

Para a gerente Regional de Fiscalização Integrada da Sub-Região II, Rosana Maria Nogueira Manso, essa foi mais uma das ações em que o trabalho de fiscalização apresentou mais agilidade. Ela atribui os bons resultados à atuação da fiscalização integrada. “Em um curto período de tempo, conseguimos dar uma resolução mais rápida às irregularidades encontradas na cidade, o que agiliza o trabalho das equipes e o atendimento ao cidadão”, avalia Rosana.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Espaço BH Cidadania Vila Marçola comemora um ano de atividades

O Espaço BH Cidadania/CRAS Vila Marçola, localizado na Rua Engenheiro Lucas Júlio de Proença, 73, no bairro Serra, comemorou um ano de serviços prestados à comunidade nessa terça-feira, dia 13. A festa foi realizada na quadra da Escola Municipal Senador Levindo Coelho, instalada na Rua Caraça, 910, no mesmo bairro.
O evento reuniu os profissionais do espaço e os usuários em um jantar dançante, com um público aproximado de 150 pessoas. O evento, que contou com diversas atrações como espetáculo circense e oficina de pinturas, foi também uma confraternização de natal entre os convidados.
Estiveram presentes os frequentadores do espaço, que participam dos Grupos de Convivência de Idosos, do Grupo de Reflexão de Mulheres e os alunos do Pró-Jovem. Os adultos aproveitaram a festa enquanto os filhos se divertiam em um espaço lúdico, montado em parceria com a Casa do Brincar.
O Espaço BH Cidadania/CRAS Vila Marçola, desde sua inauguração, oferece diversas atividades à comunidade. Em parceria com as secretarias de Esportes, Saúde e Educação, realiza atividades com grupos de alongamento e caminhada, além de oferecer aulas de dança e oficinas de cultura. O espaço também conta com o atendimento do Juizado de Conciliação, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. São atendidos no local uma média de 250 pessoas por mês.
Para coordenadora do espaço, Andréa Barreto de Couto Drager, é possível perceber a satisfação dos usuários com os serviços prestados, no retorno que eles dão. “Percebemos, com a grande participação nos eventos, que os moradores da região estão fazendo valer seus direitos e ao mesmo tempo fortalecendo os laços familiares”, disse.

Regional Centro-Sul realiza vistorias em hotéis


Os fiscais da Vigilância Sanitária da Regional Centro-Sul estão inspecionando, desde o mês de outubro, todos os hotéis da região. Os estabelecimentos de hospedagem, cerca de 80% do total da Cidade, estão sendo minuciosamente inspecionados com o objetivo de garantir mais segurança e conforto aos usuários.

O trabalho, que deve estender-se ainda em 2012, foi intensificado e conta com uma vistoria criteriosa. Estão sendo verificados diversos itens dos hotéis como: estrutura física, limpeza, condições de colchões e roupas de cama, limpeza de piscinas, saunas e lavanderias, além das condições dos alimentos produzidos nos restaurantes e cantinas desses estabelecimentos. Além da Regional Centro-Sul as outras oito regionais da Cidade também estão desenvolvendo esse trabalho.

De acordo com o Gerente de Vigilância Sanitária da Regional Centro-Sul, Pedro Campos Coutinho, a ação visa manter os hotéis em condições adequadas para receberem o alvará sanitário, tornando as instalações seguras aos usuários conforme as normas sanitárias. Os hotéis que apresentarem irregularidades serão notificados e devem providenciar as adequações necessárias.

“As equipes estão realizando uma vistoria ainda mais minuciosa, estamos conferindo, por exemplo, os dutos de ar-condicionado dos estabelecimentos climatizados, o que não faz parte das vistorias mais rotineiras. Com isso, ao fim desse trabalho, esperamos alcançar a marca de 100% dos hotéis da região Centro-Sul de posse do alvará sanitário”, explica Pedro.

Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Belvedere

A Gerência de Limpeza Urbana da Regional Centro-Sul realizou do dia 1° ao 17 de dezembro, um mutirão de limpeza em um imóvel localizado na BR 356, próximo ao trevo do bairro Belvedere. A operação, que contou com a participação de 140 garis, foi realizada para limpar uma área de aproximadamente 6.500 m², com recolhimento de lixo e entulhos. O trabalho teve como principal intuito evitar o acúmulo de água e a possível ploriferação da Dengue.
A ação foi realizada em uma área invadida e considerada de risco, pois, no local existem imóveis semidemolidos com grande concentração de materiais que acumulam água. Durante o trabalho de limpeza foram retirados aproximadamente 96.000 quilos de objetos como garrafas, latas, calhas, tambores e outros materiais que podem servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.

O local passou por um processo de reintegração de posses, agora os imóveis estão sendo demolidos e a área totalmente limpa para evitar qualquer perigo de doenças. Além do serviço de limpeza, os garis fizeram o aterramento de duas cisternas que acumulavam água.

De acordo com o Gerente de Limpeza Urbana da Regional Centro-Sul, Denílson Pereira de Freitas, na próxima quarta-feira, 21 de dezembro, será realizada em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana, uma campanha de mobilização e conscientização dos moradores e vizinhos da região para que se mantenha o local limpo. “É importante que a população seja conscientizada para se evitar problemas à saúde e focos de dengue.”, ressalta Denílson.

BH Cidadania Vila Santa Rita de Cássia realiza encontro com as Famílias

O Espaço BH Cidadania/CRAS Vila Santa Rita de Cássia, localizado na Rua São Tomaz de Aquino, 640, realizou na última quinta-feira, dia 15, o I Encontro com as Famílias: Tecendo uma Rede pela Paz, que contou com o apoio do Movimento Viva a Vila, Viva a Vida.
O encontro, realizado na quadra do Espaço BH Cidadania, teve início às 18 horas e contou com apresentações teatrais de grupos que frequentam o local. Na abertura, foram apresentadas três peças de teatro com o grupo de mulheres e o Grupo Geração, que reúne pessoas de várias idades. Os espetáculos foram realizados em parceria com a Casa do Beco. Durante a festa também foram realizados uma mostra teatral, rodas de conversa e um momento para compartilhar da história de vida dos participantes. Além de reunir as famílias o evento também foi promovido com o intuito de aproximar as instituições que trabalham na comunidade e as lideranças do bairro. O evento foi encerrado com uma confraternização entre os usuários e profissionais do espaço.
O encontro foi prestigiado por aproximadamente 70 famílias e abordou temas de interesse da comunidade como a gravidez na adolescência e conflitos familiares. Os assuntos foram debatidos em uma roda de conversa e, a partir da discussão, foram apresentadas diversas propostas de melhorias para o ano de 2012.

Na avaliação da coordenadora do BH Cidadania Vila Santa Rita de Cássia, Bernadete Quirino, o encontro teve um balanço positivo e foi a culminância de diversas reuniões que discutiram os problemas sociais da comunidade. “A sensação foi de que os participantes saíram do encontro com o sentimento de que necessitam se unirem mais, tanto para fortalecer os laços familiares quanto para melhor a comunidade à sua volta. Todos estão com muitas expectativas para concretizarem esse pensamento nos projetos traçados para o próximo ano.”

Espaço BH Cidadania

O Espaço BH Cidadania/CRAS Vila Santa Rita de Cássia funciona desde 2006 atendendo cerca de 5.000 famílias do Aglomerado da Barragem Santa Lúcia. No espaço são promovidos acesso a bens e serviços como cultura, lazer e geração de renda. Todo o trabalho é realizado para criar uma ligação intersetorial com as áreas da saúde, educação, assistência social e esportes. O espaço é um equipamento de referência para a sociedade.

Os frequentadores do espaço BH Cidadania Vila Santa Rita de Cássia contam com serviços de acompanhamento sócio-assistencial, atividades para fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, grupos de convivência e acompanhamento de famílias atendidas pelo programa bolsa-família. São desenvolvidos também os programas Maior Cuidado e Família Cidadã – Cidade Solidária, que atende as famílias mais carentes do território atendido pelo CRAS Vila Santa Rita.

Balanço positivo das ações da Gerência Regional de Distrito Sanitário Centro-Sul

















A Regional Centro-Sul prossegue promovendo ações de melhoria na saúde, por meio da Gerência Regional de Distrito Sanitário, que realizou, ao longo do ano, diversas ações de interesse da saúde pública. As ações, realizadas pelo Distrito Sanitário e por todos os Centros de Saúde, Policlínicas, Centros de Especialidades Médicas e o Centro de Especialidades Odontológicas localizados na região Centro-Sul, visam qualificar a assistência e ampliar o acesso dos moradores aos serviços de saúde.

Na Gerência Regional de Distrito Sanitário, os trabalhos foram divididos entre as quatro sub-gerências: de Vigilância Sanitária, de Controle de Zoonoses, de Regulação, Informação e Epidemiologia e de Atenção à Saúde, que trabalharam de forma a promover melhorias na saúde.

A Vigilância Sanitária, dentro de suas atividades diárias, realizou até novembro deste ano, 5.363 vistorias em diversos tipos de estabelecimentos como academias, clubes, comércios de alimentos, hotéis, asilos, clínicas e farmácias, além de fazer coletas de materiais para análises e efetuar apreensões.

Foram atendidas ainda 1.352 reclamações envolvendo assuntos como saneamento básico, contaminações por alimentos e criação de animais em locais inapropriados.

Durante todo o ano, foram realizadas 55 interdições, lavrados 2.189 documentos entre advertências, autos de infração e apreensões, além de termos de intimação. A gerência liberou 527 alvarás de autorização sanitária a estabelecimentos localizados na região Centro-Sul.

Já na Gerência de Atenção à Saúde foram realizadas diversas ações com o objetivo de esclarecer à população como evitar situações de risco à saúde pública. Em parceria com a Gerência Regional de Educação, foram oferecidas aos alunos da rede pública municipal instruções para que se tornem cada vez mais conscientes no que se refere à sexualidade, vacinação, estado nutricional, educação alimentar e saúde bucal, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), contribuindo para a formação integral dos estudantes.

A Gerência Regional de Controle de Zoonoses ao longo do ano promoveu 15.726 ações de controle e combate à propagação de insetos, roedores, escorpiões e morcegos. Os trabalhos foram realizados principalmente nos aglomerados da região e na área central da Cidade. A equipe fez também acompanhamento de pessoas vítimas de agressões animais, além de controle de pragas urbanas.

O ano de 2011 também foi muito produtivo no combate à Dengue. Foram realizados 160.059 atendimentos de combate à doença como visitas para pesquisas, tratamentos de focos em residências, mutirões de limpeza e ações educativas em aglomerados e escolas. Contra a leishmaniose foram executadas 55.785 visitas a domicílios, campanhas educativas e apreensão de animais contaminados.

Os agentes de controle de zoonoses também passaram por reciclagem por meio de material informativo e aulas com técnicos superiores de saúde. O objetivo foi reforçar as informações necessárias para o trabalho diário de combate à ploriferação de animais causadores de doenças. Para facilitar e aperfeiçoar os trabalhos das equipes, no ano de 2011, foi adotada a utilização de computadores de mão (palms) pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs).

Dessa forma, o trabalho da Secretaria Regional Centro-Sul é constante, tanto no que se refere à limpeza quanto na orientação ao cidadão. Rotineiramente, agentes de saúde entregam panfletos educativos aos moradores que visam alertar quanto à necessidade do cuidado não ser tomado apenas em casa, mas em todos os ambientes para se evitar situações que possam trazer algum risco à saúde.






Pesquisar este blog