A Regional Centro-Sul prossegue promovendo ações de melhoria na saúde, por meio da Gerência Regional de Distrito Sanitário, que realizou, ao longo do ano, diversas ações de interesse da saúde pública. As ações, realizadas pelo Distrito Sanitário e por todos os Centros de Saúde, Policlínicas, Centros de Especialidades Médicas e o Centro de Especialidades Odontológicas localizados na região Centro-Sul, visam qualificar a assistência e ampliar o acesso dos moradores aos serviços de saúde.

A Vigilância Sanitária, dentro de suas atividades diárias, realizou até novembro deste ano, 5.363 vistorias em diversos tipos de estabelecimentos como academias, clubes, comércios de alimentos, hotéis, asilos, clínicas e farmácias, além de fazer coletas de materiais para análises e efetuar apreensões.
Foram atendidas ainda 1.352 reclamações envolvendo assuntos como saneamento básico, contaminações por alimentos e criação de animais em locais inapropriados.
Durante todo o ano, foram realizadas 55 interdições, lavrados 2.189 documentos entre advertências, autos de infração e apreensões, além de termos de intimação. A gerência liberou 527 alvarás de autorização sanitária a estabelecimentos localizados na região Centro-Sul.
Já na Gerência de Atenção à Saúde foram realizadas diversas ações com o objetivo de esclarecer à população como evitar situações de risco à saúde pública. Em parceria com a Gerência Regional de Educação, foram oferecidas aos alunos da rede pública municipal instruções para que se tornem cada vez mais conscientes no que se refere à sexualidade, vacinação, estado nutricional, educação alimentar e saúde bucal, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), contribuindo para a formação integral dos estudantes.
A Gerência Regional de Controle de Zoonoses ao longo do ano promoveu 15.726 ações de controle e combate à propagação de insetos, roedores, escorpiões e morcegos. Os trabalhos foram realizados principalmente nos aglomerados da região e na área central da Cidade. A equipe fez também acompanhamento de pessoas vítimas de agressões animais, além de controle de pragas urbanas.
O ano de 2011 também foi muito produtivo no combate à Dengue. Foram realizados 160.059 atendimentos de combate à doença como visitas para pesquisas, tratamentos de focos em residências, mutirões de limpeza e ações educativas em aglomerados e escolas. Contra a leishmaniose foram executadas 55.785 visitas a domicílios, campanhas educativas e apreensão de animais contaminados.
Os agentes de controle de zoonoses também passaram por reciclagem por meio de material informativo e aulas com técnicos superiores de saúde. O objetivo foi reforçar as informações necessárias para o trabalho diário de combate à ploriferação de animais causadores de doenças. Para facilitar e aperfeiçoar os trabalhos das equipes, no ano de 2011, foi adotada a utilização de computadores de mão (palms) pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs).
Dessa forma, o trabalho da Secretaria Regional Centro-Sul é constante, tanto no que se refere à limpeza quanto na orientação ao cidadão. Rotineiramente, agentes de saúde entregam panfletos educativos aos moradores que visam alertar quanto à necessidade do cuidado não ser tomado apenas em casa, mas em todos os ambientes para se evitar situações que possam trazer algum risco à saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário